SOLUÇÕES INTEGRADAS


Quando empresas e consumidores compartilham a responsabilidade de todo o ciclo de vida dos produtos, é crescente a busca por soluções integradas, no sentido de um modelo econômico mais sustentável, que minimiza o impacto ambiental e as emissões de gases de efeito estufa, relacionados às mudanças climáticas.

Nós da Silcon Ambiental, oferecemos alternativas como o processo de desenvase de aerossóis em que 100% dos componentes são reinseridos na cadeia produtiva, incluindo seus gases; o processo de manufatura reversa para desmontagem e reciclagem de todos os tipos de bens, desde os eletrônicos, a grandes peças de maquinários, e a partir de 2019, tivemos a inauguração da UPAC, que transforma resíduos industriais e hospitalares em combustíveis, como alternativa aos fósseis.

Quando uma organização sabe de suas responsabilidades internamente e perante a sociedade, ela busca contribuir cada vez mais, e por isso decidimos assumir o compromisso com a Agenda 2030 e nos tornamos signatários do Pacto Global da ONU, iniciativa que tem objetivo de engajar o setor privado a endereçar dez princípios universais, sendo alguns deles o de direitos humanos, trabalho digno, meio ambiente e combate à corrupção. E neste contexto todo, em 2019, com muita honra, a convite da RTCC (Responding to Climate Change), palestramos na COP 25, Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, realizada em Madrid. Assista nossa participação.

Buscando gerar valores práticos em sustentabilidade e controlar com ainda mais rigor nossas operações, recentemente aderimos ao Programa Brasileiro GHG Protocol para entrega do nosso relatório de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE). Os dados gerados pelo Programa serão um guia fundamental para trabalharmos na redução de nossas emissões.

O GHG Protocol é uma ferramenta desenvolvida nos Estados Unidos, em 1998, para quantificar, gerenciar e emitir inventários de emissões de GEE e é hoje o método mais usado mundialmente pelas empresas e governos. O Programa Brasileiro GHG Protocol é gerenciado pelo GVces, que é o Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV.

Em breve, poderá consultar nossas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), que serão disponibilizadas na Plataforma On-line do Programa, pelo : https://www.registropublicodeemissoes.com.br . Agora nossas atividades poderão ser dimensionadas e somadas as organizações com as quais nos relacionamos. 

Por tudo isso, além do trabalho de conscientização nos vários níveis em que podemos nos engajar no setor privado, temos especial atenção às questões de adequação legal e normativa, assim como ao atendimento das legislações trabalhistas e ambientais.