Por que aplicar a logística reversa?

Cuidar do meio ambiente tem se tornado cada vez mais importante, visto que os impactos ambientais ocasionados pela poluição estão muito críticos. Por conta disso, algumas medidas devem ser tomadas pelos principais produtores de resíduos, as grandes indústrias. Aplicar a logística reversa pode ser a melhor solução neste caso.

Segundo o Ministério do Meio Ambiente: “a PNRS define a logística reversa como ‘um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento ou outra destinação final ambientalmente adequada.”

Medida é obrigatória em alguns setores

Devem cumprir a Lei nº 12.305, de agosto de 2010, os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes dos seguintes produtos:

  • Agrotóxicos;
  • Pilhas e baterias;
  • Pneus;
  • Óleos lubrificantes, seus resíduos e embalagens;
  • Lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista;
  • Produtos eletroeletrônicos e seus componentes.

 

Como funciona a logística reversa

Existem dois formatos nessa logística, veja:

Pós-venda: nessa logística, o produto volta para a cadeia de distribuição antes de ter sido usado pelo consumidor ou com pouco tempo de uso. Pode ocorrer em casos de defeito ou erros no processamento do pedido, por exemplo. Muitas vezes, o produto pode passar por melhorias e voltar a ser comercializado, agregando valor.

Pós-consumo: neste caso, o produto foi adquirido, usado e descartado pelo consumidor. Isso ocorre quando acaba a vida útil ou sua validade chegou ao fim. A empresa recebe os itens e dá o encaminhamento correto a eles: reutilizar no ciclo produtivo, reciclar ou desmanchar, se a reintrodução no mercado for inviável.

Porque aplicar a logística reversa na minha empresa?

Além de cumprir a lei, prevista na Política Nacional de Resíduos Sólidos, sua empresa também pratica o bem à nossa saúde e contribui para a preservação do meio ambiente.

Deve-se assumir a responsabilidade por aquilo que produz e descarta no meio ambiente. Além de gerar uma grande economia em busca de matéria prima para seus novos produtos.

Atitudes como esta criam uma boa imagem sobre a sua marca, sendo reconhecida como uma empresa em prol do meio ambiente, chamando a atenção dos consumidores mais conscientes.

Faça a diferença no mundo dos negócios. Com a concorrência elevada no mercado, ter um diferencial tão importante como esse, é uma grande vantagem entre os concorrentes.

Contribua para a produção e consumo sustentável, para que as futuras gerações possam ter qualidade de vida, sem abrir mão das evoluções e novas tecnologias.

 A Silcon oferece soluções completas em Gerenciamento e Tratamento de Resíduos Hospitares e Industriais. Incineração, Logística Reversa de Eletroeletrônicos, Desenvase de Aerossóis, Gerenciamento Global de Resíduos, Tratamento de Resíduos com Recuperação Fiscal, Resíduos de Serviços de Saúde e Coprocessamento são alguns dos serviços prestados há mais de 20 anos. Consulte-nos para saber mais!

Link para a notícia:

https://www.foregon.com/blog/o-que-e-logistica-reversa/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *