Tchau! Isopor, canudo e sacos plásticos

A exemplo do que já ocorre em Nova York, o Brasil dá seus primeiros passos para banir produtos como canudos plásticos. No ano passado, o Rio de Janeiro proibiu o uso de canudos em estabelecimentos e, desde 2007, tem sido estimulado o uso de ecobags para diminuir o descarte de sacolas plásticas. A substituição desse tipo de material é possível e ajuda o meio ambiente.

Na metrópole americana, começou a valer no dia 1º de janeiro deste ano a decisão de junho do ano passado de banir o uso de isopor. O material terá de ser substituído em lojas, lanchonetes e restaurantes

Ronaldo Stefanutti, professor de Engenharia Hidráulica e Ambiental da Universidade Federal do Ceará (UFC), explica que os principais problemas do isopor são o grande espaço que ele ocupa em aterros sanitários e a dificuldade de reciclagem do material, não por falta de tecnologia, mas pelo pouco valor econômico, que não chama atenção das indústrias. Quando descartado no mar, o produto absorve poluentes e pode ser engolido por animais.

Porém, o principal vilão é mesmo o plástico, que correspondente a cerca de 20% do volume total de resíduos produzidos. O uso do plástico vai além da questão ambiental – ele também é prejudicial para a saúde das pessoas, principalmente no que diz respeito às embalagens de alimentos. O material solta microplásticos que acabam ingeridos acidentalmente junto com a comida.

DICAS PARA DIMINUIR A PRODUÇÃO DE LIXO

Ter no trabalho caneca, copo ou garrafa para não utilizar copos descartáveis. Quando possível, recusar sacolas plásticas. Preferir pratos de cerâmica ou vidro e talheres de alumínio. Evitar usar canudos. Comprar opções de bambu ou metal vendidas no mercado. Preferir o uso de ecobags na hora das compras. Quando pedir alimentos para viagem em restaurantes, levar recipientes reutilizáveis para evitar embalagens de isopor.

Pequenas atitudes tornam nosso planeta muito mais sustentável!

Na Silcon você encontra soluções sob medida para o descarte responsável. Acesse o site www.silcon.com.br ou entre em contato como nossa equipe comercial.

Fonte https://www.opovo.com.br/jornal/dom/2019/01/tchau-isopor-canudo-e-sacos-plasticos.html

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *